Google lança serviço de assinaturas para conteúdo digital

Sistema foi lançado um dia depois do serviço da Apple.
'Google One Pass' dá o controle do conteúdo às editoras.

Google One Pass (Foto: Reprodução)
Serviço 'Google One Pass' foi lançado nesta quarta
O Google anunciou nesta quarta-feira (16) o lançamento do "Google One Pass", um sistema de venda e pagamento de conteúdo digital que dá o controle da gestão às editoras, ao contrário do que ocorre com o serviço lançado na véspera pela Apple.
"Google One Pass" foi criado para que as diferentes publicações estabeleçam uma relação direta de pagamento com o usuário. "Nosso objetivo é fornecer uma plataforma aberta e flexível que acentue nosso compromisso de apoiar as editoras, o jornalismo e o acesso ao conteúdo de qualidade", explicou o diretor de Gestão de Produto do Google, Lee Shirani.
O sistema permite que as empresas fixem os preços assim como os períodos de assinatura e estabeleçam um nome de usuário e uma senha única, que poderá acessar as publicações contratadas de qualquer aparelho que use a tecnologia Google.
Serviço da Apple
O "Google One Pass" já está operando no Canadá, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e Espanha, onde já foi adotado pelo grupo "Prisa". O anúncio do Google foi publicado um dia depois que a Apple divulgou o seu próprio serviço de assinaturas digitais. Com seus sistema, a Apple cobra uma parcela de 30% da editora do valor de cada assinatura realizada por meio dos aparelhos, como iPhone e iPad.
"Quando a editora trouxer um assinante novo ou existente para o aplicativo, ela fica com os 100% e a Apple não ganha nada", explica a companhia. A App Store oferece mais de 350 mil aplicativos aos usuários do iPhone, iPod touch e iPad em 90 países.